Avançar para o conteúdo principal

Tendinites

Tendinite - O que é?
É uma inflamação no tendão. O tendão é uma estrutura fibrosa nas extremidades do ventre do músculo, unindo-o ao osso. 

Causas de Tendinite

O tendão não é tão forte quanto o osso e nem tão elástico quanto o músculo, portanto, no caso de sobrecarga, é a estrutura que, geralmente, mais sofre. Para além disso, é uma estrutura pouco irrigada, ao contrário do ventre muscular (o "corpo" do músculo), o que dificulta os processos de regeneração que necessitam de sangue para recuperar os tecidos. 
Pessoas com actividades em que executam movimentos repetitivos têm mais probabilidade de desenvolver tendinites, devido à sobrecarga a que sujeitam os músculos e articulações.

Para além dos movimentos repetitivos, existem outros factores que podem facilitar o aparecimento de uma tendinite, tal como a alteração de uma articulação ou estrutura. Por exemplo: quem tem menos mobilidade da grelha costal superior  ou na cervical tem mais facilidade de desenvolver uma tendinite no ombro, pois a mobilidade dessas estruturas é muito importante para se manter uma boa mecânica articular do ombro! Deste modo é extremamente importante tratar a mecânica de todas as estruturas implicadas em determinado movimento afectado, para além de tratar a inflamação do tendão, com vista a potenciar um tratamento com resultados mais rápido e  resultados que se mantenha durante mais tempo.
Sintomas
Presença de dor no local, que pode irradiar para toda musculatura ao redor, que acaba entrando em espasmo de proteção e fadiga com sensação de peso. Dor que aumenta quando recruta o músculo afectado e pode acarretar diminuição da força e, em casos de longa duração, causar atrofia da musculatura. Em alguns casos notamos inchaço local e presença de calor e/ou vermelhidão.

Entre os locais mais afetados pela tendinite, podemos citar o cotovelo, o ombro, o punho e o calcanhar e o lado mais acometido é, geralmente, aquele em que o indivíduo tem maior força, utilizando mais repetidamente na vida diária.



3 sinais presentes na Tendinite:

- Dor na palpação do tendão
- Dor no alongamento do tendão
- Dor quando realizo força com esse músculo

Tratamento para a Tendinite

 O tratamento deve passar por fisioterapia e osteopatia, de modo a recuperar a mecânica normal e correcta da articulação afectada. É realizada uma avaliação e tratamento de todas as estruturas implicadas, sendo por vezes estruturas distantes do local doloroso. A electroterapia e termoterapia podem ser necessários em casos agudos, com o objectivo de controlar a dor e inflamação facilitando a realização do tratamento.

O ensino de exercícios para realizar em casa é uma importante componente do tratamento, potenciando a recuperação do utente.
Vale ressaltar que medidas paliativas como medicação anti-inflamatória e gelo, não são formas seguras de tratamento, consistindo no alivio dos sintomas, não actuam no problema que causou a tendinite.
            




Dra. Vera Barata - Fisioterapeuta e Osteopata
verasb.ft@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal? O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica). Quais são os sintomas da neuralgia intercostal? O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ...

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia? Crânio normal e crânio com PP Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida. Plagiocefalia com sinostose à direita A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada d...

OSTEOPATIA VISCERAL - Vesícula Biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado próximo ao fígado, cuja função é armazenar a bílis nos períodos entre as refeições. A bílis é um líquido produzido no fígado, responsável pela digestão das gorduras dos alimentos, e que, após ser armazenada na vesícula biliar, é lançada no intestino para dar continuidade à digestão. Vesícula preguiçosa é a diminuição da capacidade de esvaziamento da vesícula biliar, que tem como consequência problemas no mecanismo de digestão das gorduras pelo organismo     SINTOMAS DE VESÍCULA BILIAR PREGUIÇOSA Má digestão, gosto amargo na boca Sensação de peso abdominal, dores de cabeça Náuseas, vômitos, falta de apetite Crises constantes de dor tipo cólica no lado direito do abdômen, por baixo das costelas, imediatamente após a ingestão de alimentos ricos em gorduras   Se apresenta sintomas de vesícula "preguiçosa" e os exames não demonstram uma obstrução física podemos e...