O que é a neuralgia intercostal?
O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas. Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica).
Quais são os sintomas da neuralgia intercostal?
O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ou irradiar pelo percurso de uma costela de trás para a frente (ou vice-versa) do seu peito num padrão em "forma de tira". Às vezes você pode sentir dor uniformemente sobre as costelas.
A neuralgia intercostal pode ocorrer em episódios esporádicos de dor aguda ou pode ser tipo moinha constante. A dor da neuralgia intercostal pode intensificar com o esforço e inspirações mais profundas. Isso inclui atividades como levantamento de peso, torcer ou girar o tronco, tossir, espirrar ou rir.
Pode envolver outros sintomas, tais como:
• Comichão
• Dormência
• Dor no braço, ombro ou costas
• restrição da mobilidade dos ombros ou costas
• Formigueiro
Nota:
Deve recorrer ao seu médico ou urgências em caso de dores severas tais como:
Dor intensa na caixa torácica ou dor no peito ou costela que espalha para o braço esquerdo, mandíbula, ombros ou costas
• Aperto no peito, rigidez, ou sensação de rasgar no peito
• Problemas respiratórios ou respiratórios, tais como dificuldade em respirar, falta de ar, dificuldade respiratória, ou incapacidade de tomar uma respiração completa
• Dor abdominal intensa
• Súbita confusão, tonturas ou alterações no nível de consciência ou estado de alerta.
Pode tratar-se de algo mais grave como sofrimento cardíaco ou pulmonar (enfarte do miocárdio ou lesão pleural por ex) ou tratar-se de uma fratura das costelas (neste caso um RX por vezes é suficiente, mas pode não ser logo visível nos primeiros dias) que exigirá um tratamento específico para uma boa consolidação óssea e evitar complicações da fratura.
Tratamento
O tratamento dependerá da causa da neuralgia. Perante uma fratura de costela o tratamento consistirá num período de repouso para o osso poder consolidar correctamente e toma de medicação antiálgica e anti-inflamatória. Em caso de Zona (herpes zoster) só teremos a confirmação quando aparecerem as bolhas características, no percurso do nervo, nesta altura terá que ser prescrita medicação antiviral.
Em casos de dor extrema e persistente pode ser efectuado o bloqueio do nervo intercostal com uma injecção local de anti-inflamatório ou anestésico ao redor do nervo.
Em caso de dor por traumatismo ou esforço muscular é prescrito tratamento sintomático: com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e relaxantes musculares, e tratamento etiológico com Osteopatia e Fisioterapia que consistirá na resolução da disfunção mecânica que originou a neuralgia. Nestes casos a Osteopatia e Fisioterapia apresenta resultados muito eficazes, acelerando o recuperação.
ResponderEliminarSinto esses sintomas aos 4 a 5 meses.
Já tomei 3 injeção, passo um tempo mas voltou depois de 15 dias...
Tente ozonioterapia se a dor ainda persistir. Profissional médico qualificado nessa modalidade terapeutica.
ResponderEliminar