Avançar para o conteúdo principal

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal?

O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica).
Quais são os sintomas da neuralgia intercostal?
O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ou irradiar pelo percurso de uma costela de trás para a frente (ou vice-versa) do seu peito num padrão em "forma de tira". Às vezes você pode sentir dor uniformemente sobre as costelas. A neuralgia intercostal pode ocorrer em episódios esporádicos de dor aguda ou pode ser tipo moinha constante. A dor da neuralgia intercostal pode intensificar com o esforço e inspirações mais profundas. Isso inclui atividades como levantamento de peso, torcer ou girar o tronco, tossir, espirrar ou rir.
Pode envolver outros sintomas, tais como: • Comichão • Dormência • Dor no braço, ombro ou costas • restrição da mobilidade dos ombros ou costas • Formigueiro
Nota:
Deve recorrer ao seu médico ou urgências em caso de dores severas tais como:

Dor intensa na caixa torácica ou dor no peito ou costela que espalha para o braço esquerdo, mandíbula, ombros ou costas • Aperto no peito, rigidez, ou sensação de rasgar no peito • Problemas respiratórios ou respiratórios, tais como dificuldade em respirar, falta de ar, dificuldade respiratória, ou incapacidade de tomar uma respiração completa • Dor abdominal intensa • Súbita confusão, tonturas ou alterações no nível de consciência ou estado de alerta.
Pode tratar-se de algo mais grave como sofrimento cardíaco ou pulmonar (enfarte do miocárdio ou lesão pleural por ex) ou tratar-se de uma fratura das costelas (neste caso um RX por vezes é suficiente, mas pode não ser logo visível nos primeiros dias) que exigirá um tratamento específico para uma boa consolidação óssea e evitar complicações da fratura.

Tratamento
O tratamento dependerá da causa da neuralgia. Perante uma fratura de costela o tratamento consistirá num período de repouso para o osso poder consolidar correctamente e toma de medicação antiálgica e anti-inflamatória. Em caso de Zona (herpes zoster) só teremos a confirmação quando aparecerem as bolhas características, no percurso do nervo, nesta altura terá que ser prescrita medicação antiviral.
Em casos de dor extrema e persistente pode ser efectuado o bloqueio do nervo intercostal com uma injecção local de anti-inflamatório ou anestésico ao redor do nervo.
Em caso de dor por traumatismo ou esforço muscular é prescrito tratamento sintomático: com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e relaxantes musculares, e tratamento etiológico com Osteopatia e Fisioterapia que consistirá na resolução da disfunção mecânica que originou a neuralgia.  Nestes casos a Osteopatia e Fisioterapia apresenta resultados muito eficazes, acelerando o recuperação.

Comentários




  1. Sinto esses sintomas aos 4 a 5 meses.
    Já tomei 3 injeção, passo um tempo mas voltou depois de 15 dias...

    ResponderEliminar
  2. Tente ozonioterapia se a dor ainda persistir. Profissional médico qualificado nessa modalidade terapeutica.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia? Crânio normal e crânio com PP Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida. Plagiocefalia com sinostose à direita A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada d...

OSTEOPATIA VISCERAL - Vesícula Biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado próximo ao fígado, cuja função é armazenar a bílis nos períodos entre as refeições. A bílis é um líquido produzido no fígado, responsável pela digestão das gorduras dos alimentos, e que, após ser armazenada na vesícula biliar, é lançada no intestino para dar continuidade à digestão. Vesícula preguiçosa é a diminuição da capacidade de esvaziamento da vesícula biliar, que tem como consequência problemas no mecanismo de digestão das gorduras pelo organismo     SINTOMAS DE VESÍCULA BILIAR PREGUIÇOSA Má digestão, gosto amargo na boca Sensação de peso abdominal, dores de cabeça Náuseas, vômitos, falta de apetite Crises constantes de dor tipo cólica no lado direito do abdômen, por baixo das costelas, imediatamente após a ingestão de alimentos ricos em gorduras   Se apresenta sintomas de vesícula "preguiçosa" e os exames não demonstram uma obstrução física podemos e...