Avançar para o conteúdo principal

Síndrome do Túnel Cárpico

SENTE FORMIGUEIROS NAS MÃOS, SENTE FALTA DE FORÇA AO AGARRAR EM OBJECTOS, POR VEZES SENTE UM "CHOQUE" ATÉ AO COTOVELO?


São alguns dos sintomas de Síndrome do Túnel Cárpico.
Não deixe evoluir, pois os casos leves e moderados são tratáveis com fisioterapia e osteopatia sem necessitar de cirurgia.
As técnicas de FISIOTERAPIA a nível dos tecidos moles da região do punho e da mobilidade do nervo Mediano trabalhando a neurodinâmica, COMBINADAS com técnicas de OSTEOPATIA, nomeadamente a descompressão do nervo no seu trajeto e trabalho a nível das hipomobilidades encontradas à distância que influenciam o movimento do membro superior, tal como a cervical.
A abordagem da Osteopatia e Fisioterapia:
  • DIMINUI A DOR
  • DIMINUI A COMPRESSÃO DO NERVO
  • DIMINUI AS DORMÊNCIAS, FORMIGUEIROS
  • MELHORA A FORÇA MUSCULAR DA MÃO




A síndrome do Túnel Cárpico implica habitualmente a compressão do nervo Mediano no túnel do carpo. É mais frequente em mulheres entre os 40 e os 60 anos, relacionado claramente com a ocupação/profissão.
O nervo Mediano é um ramo terminal do plexo Braquial, ou seja, é um dos nervo responsável pelo movimento e sensibilidade do membro superior. Tal como todos os nervos do membro superior tem origem na coluna cervical, inerva alguns músculos da mão, possibilitando a contração desses músculos e também dando sensibilidade a uma área específica da mão, tal como demonstrado na figura anterior. No seu trajeto, ao atravessar o punho, o nervo Mediano divide o seu pequeno espaço  com os tendões dos músculos flexores dos dedos. Pouco a pouco o STC é o resultado de uma combinação de fatores que aumentam a pressão no nervo Mediano e nos tendões da região do punho.



Dra. Vera Barata - Fisioterapeuta e Osteopata
verasb.ft@gmail.com



Publicação relacionada com o tema:

Mahmud, M. et al (2006). Relação entre tensão neural adversa e estudos de condução nervosa em pacientes com sintomas de síndrome do túnel cárpico, Arq Neuropsiquiatr 64, (2-A), 277-282.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal? O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica). Quais são os sintomas da neuralgia intercostal? O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ...

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia? Crânio normal e crânio com PP Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida. Plagiocefalia com sinostose à direita A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada d...

OSTEOPATIA VISCERAL - Vesícula Biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado próximo ao fígado, cuja função é armazenar a bílis nos períodos entre as refeições. A bílis é um líquido produzido no fígado, responsável pela digestão das gorduras dos alimentos, e que, após ser armazenada na vesícula biliar, é lançada no intestino para dar continuidade à digestão. Vesícula preguiçosa é a diminuição da capacidade de esvaziamento da vesícula biliar, que tem como consequência problemas no mecanismo de digestão das gorduras pelo organismo     SINTOMAS DE VESÍCULA BILIAR PREGUIÇOSA Má digestão, gosto amargo na boca Sensação de peso abdominal, dores de cabeça Náuseas, vômitos, falta de apetite Crises constantes de dor tipo cólica no lado direito do abdômen, por baixo das costelas, imediatamente após a ingestão de alimentos ricos em gorduras   Se apresenta sintomas de vesícula "preguiçosa" e os exames não demonstram uma obstrução física podemos e...