Avançar para o conteúdo principal

Neuralgia CervicoBraquial


Anatomia

A coluna é formada por 33 vértebras (ossos), que são intercaladas por discos intervertebrais. Uma das funções destes discos é manter espaço entre as vértebras para a passagem dos nervos entre elas.

Os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca).

O que é a neuralgia cervicobraquial (NCB) ?


A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação/irritação na origem ou no trajeto do nervo.

Pode ter como causa uma hernia do disco vertebral na região cervical, que comprime a raiz nervosa, uma degeneração do disco intervertebral, artrite ou alterações mecânicas no trajecto do nervo, podendo ser originadas por: más posturas mantidas, tarefas repetitivas e sedentarismo.


Sintomas

Dor, fraqueza e parestesia (formigueiros, sensação de queimadura ou cortiça, alteração da sensibilidade táctil, por ex) no pescoço e/ou irradiada para o membro superior.  Espasmos musculares e fasciculações podem ocorrer na região inervada pela raiz nervosa comprimida.

Outros sintomas são: fraqueza muscular, perda dos reflexos, falta de coordenação, perda de força no punho, perda de destreza nos movimentos, dificuldade de segurar objectos, de escrever e de realizar tarefas do dia-a-dia com as mãos.

Dores de cabeça na parte posterior e dores irradiadas nas costas e região escapular também podem ocorrer.
A NCB pode ainda associar-se em alguns casos a sintomas como tonturas, vertigens, dores de cabeça e alterações da visão.


O inicio da manifestação de uma crise de NCB pode ser muito variável, podendo instalar-se de forma lenta e progressiva ou de forma repentina. Pode surgir de forma súbita e ir oiorando no espaço de horas ou dias. Por vezes a intensidade da dor é muito elevada, podendo surgir após um movimento brusco com o pescoço, ou de forma inesperada durante a noite ou pela manhã. Muitas vezes a posição de deitado agrava a dor e o repouso na cama pode não aliviar os sintomas, dificultando o dormir. A intensidade da dor pode ser intermitente, estando elevada durante dias com intervalos de alívio momentânio. Quando a intensidade se mantém elevada durante muito tempo, é quando geralmente a pessoa procura ajuda.


A NCB pode gerar um grande mau estar fisíco que afecta a qualidade de vida, limitando actividades da vida diária nomeadamente no contexto laboral, podendo afectar o bem estar psicológico do indivíduo reflectindo-se na sua qualidade de vida.
É importante a realização de testes e/ou exames complementares de diagnóstico que despistem compromissos neurais com indicação cirúrgica.
A Osteopatia e a Fisioterapia podem ajudar a resolver por completo a sintomatologia em alguns casos ou aliviar nos casos mais graves, melhorando a qualidade de vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal? O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica). Quais são os sintomas da neuralgia intercostal? O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ou irradiar pelo percurso de uma costela de trás para

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia? Crânio normal e crânio com PP Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida. Plagiocefalia com sinostose à direita A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada d