Anatomia
A coluna é formada por 33 vértebras (ossos), que são intercaladas por discos intervertebrais. Uma das funções destes discos é manter espaço entre as vértebras para a passagem dos nervos entre elas.
Os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca).
O que é a neuralgia cervicobraquial (NCB) ?
A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação/irritação na origem ou no trajeto do nervo.
Pode ter como causa uma hernia do disco vertebral na região cervical, que comprime a raiz nervosa, uma degeneração do disco intervertebral, artrite ou alterações mecânicas no trajecto do nervo, podendo ser originadas por: más posturas mantidas, tarefas repetitivas e sedentarismo.
Sintomas
Dor, fraqueza e parestesia (formigueiros, sensação de queimadura ou cortiça, alteração da sensibilidade táctil, por ex) no pescoço e/ou irradiada para o membro superior. Espasmos musculares e fasciculações podem ocorrer na região inervada pela raiz nervosa comprimida.
Outros sintomas são: fraqueza muscular, perda dos reflexos, falta de coordenação, perda de força no punho, perda de destreza nos movimentos, dificuldade de segurar objectos, de escrever e de realizar tarefas do dia-a-dia com as mãos.
Dores de cabeça na parte posterior e dores irradiadas nas costas e região escapular também podem ocorrer.
A NCB pode ainda associar-se em alguns casos a sintomas como tonturas, vertigens, dores de cabeça e alterações da visão.
O inicio da manifestação de uma crise de NCB pode ser muito variável, podendo instalar-se de forma lenta e progressiva ou de forma repentina. Pode surgir de forma súbita e ir oiorando no espaço de horas ou dias. Por vezes a intensidade da dor é muito elevada, podendo surgir após um movimento brusco com o pescoço, ou de forma inesperada durante a noite ou pela manhã. Muitas vezes a posição de deitado agrava a dor e o repouso na cama pode não aliviar os sintomas, dificultando o dormir. A intensidade da dor pode ser intermitente, estando elevada durante dias com intervalos de alívio momentânio. Quando a intensidade se mantém elevada durante muito tempo, é quando geralmente a pessoa procura ajuda.
A NCB pode gerar um grande mau estar fisíco que afecta a qualidade de vida, limitando actividades da vida diária nomeadamente no contexto laboral, podendo afectar o bem estar psicológico do indivíduo reflectindo-se na sua qualidade de vida.
É importante a realização de testes e/ou exames complementares de diagnóstico que despistem compromissos neurais com indicação cirúrgica.
A Osteopatia e a Fisioterapia podem ajudar a resolver por completo a sintomatologia em alguns casos ou aliviar nos casos mais graves, melhorando a qualidade de vida.
Comentários
Enviar um comentário