Avançar para o conteúdo principal

Entorses da Tibio-Társica (tornozelo)

Sendo uma das lesões mais comuns nas urgências dos hospitais, a entorse do tornozelo é conhecida por todos nós. Quem nunca torceu o tornozelo por pousar mal o pé no chão?
Uma entorse de tornozelo é o acto de torcer o tornozelo podendo resultar numa distensão e ruptura dos ligamentos do tornozelo e em bloquei de algumas articulações do pé. É a lesão de tornozelo mais comum, e as consequências a longo prazo são uma causa comum de dor crônica nessa região. 80% das entorses de tornozelo são de inversão, na qual ele gira para fora, virando a "sola" do pé para dentro (em direção ao outro pé).
Durante muitos anos no mundo da Medicina e Fisioterapia defendeu-se que depois de uma entorse se deve colocar gelo, compressão, fazer repouso e elevar o pé, procedimentos implantados pelo médico Gabe Mirkin como o procedimento RICE (Rest, Ice, Compression and Elevation)
Hoje em dia, o próprio Dr Gabe Mirkin defende que o gelo e o repouso completo atrasam a recuperação dos tecidos lesionados, sendo mais correcto iniciar o tratamento e mobilização o mais cedo possível.


As entorses agrupam-se em Entorses de Grau I, II e III, sendo as entorses de grau III as mais graves.
O tratamento da entorse do tornozelo passa pela AVALIAÇÃO e identificação das estruturas lesionadas: ligamentos, tendões/músculos e articulações, tratamento dessas estruturas e restabelecimento da normal mecânica de todo o complexo articular, podendo ser necessário a aplicação de uma ligadura de modo a limitar o movimento que estira mais os ligamentos lesados.
Há casos em que é necessário actuar a nível do joelho ou até mesmo da pélvis, pois a dor e limitação de movimento do tornozelo pode alterar o modo como pousamos o pé no chão e consequentemente provocar compensações a nível de todo o membro inferior e até da pélvis e coluna.

É comum torcer o mesmo tornozelo repetidas vezes. Para prevenir estas entorses repetidas, ou recidivantes, além do tratamento da entorse é de extrema importância realizar um bom treino de propriocepção não só para melhorar, mas também para prevenir recidivas. O ensino de exercícios para casa é um importante componente desta prevenção, de modo a fortalecer toda a estrutura articular do pé e restaurar a capacidade dos receptores articulares alertarem para a correcção rápida da posição do pé. Este treino ajudará a evitar novas entorses e melhorará a estabilidade articular do pé.







Alguns artigos mais antigos sobre a intervenção nas entorses do tornozelo:

Entroses do Tornozelo recidivantes Comparação de tecnicas de mobilizacao articular


BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS NA PREVENÇÃO DA ENTORSE DE TORNOZELO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal? O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica). Quais são os sintomas da neuralgia intercostal? O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ...

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia? Crânio normal e crânio com PP Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida. Plagiocefalia com sinostose à direita A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada d...

OSTEOPATIA VISCERAL - Vesícula Biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado próximo ao fígado, cuja função é armazenar a bílis nos períodos entre as refeições. A bílis é um líquido produzido no fígado, responsável pela digestão das gorduras dos alimentos, e que, após ser armazenada na vesícula biliar, é lançada no intestino para dar continuidade à digestão. Vesícula preguiçosa é a diminuição da capacidade de esvaziamento da vesícula biliar, que tem como consequência problemas no mecanismo de digestão das gorduras pelo organismo     SINTOMAS DE VESÍCULA BILIAR PREGUIÇOSA Má digestão, gosto amargo na boca Sensação de peso abdominal, dores de cabeça Náuseas, vômitos, falta de apetite Crises constantes de dor tipo cólica no lado direito do abdômen, por baixo das costelas, imediatamente após a ingestão de alimentos ricos em gorduras   Se apresenta sintomas de vesícula "preguiçosa" e os exames não demonstram uma obstrução física podemos e...