Avançar para o conteúdo principal

Entorses da Tibio-Társica (tornozelo)

Sendo uma das lesões mais comuns nas urgências dos hospitais, a entorse do tornozelo é conhecida por todos nós. Quem nunca torceu o tornozelo por pousar mal o pé no chão?
Uma entorse de tornozelo é o acto de torcer o tornozelo podendo resultar numa distensão e ruptura dos ligamentos do tornozelo e em bloquei de algumas articulações do pé. É a lesão de tornozelo mais comum, e as consequências a longo prazo são uma causa comum de dor crônica nessa região. 80% das entorses de tornozelo são de inversão, na qual ele gira para fora, virando a "sola" do pé para dentro (em direção ao outro pé).
Durante muitos anos no mundo da Medicina e Fisioterapia defendeu-se que depois de uma entorse se deve colocar gelo, compressão, fazer repouso e elevar o pé, procedimentos implantados pelo médico Gabe Mirkin como o procedimento RICE (Rest, Ice, Compression and Elevation)
Hoje em dia, o próprio Dr Gabe Mirkin defende que o gelo e o repouso completo atrasam a recuperação dos tecidos lesionados, sendo mais correcto iniciar o tratamento e mobilização o mais cedo possível.


As entorses agrupam-se em Entorses de Grau I, II e III, sendo as entorses de grau III as mais graves.
O tratamento da entorse do tornozelo passa pela AVALIAÇÃO e identificação das estruturas lesionadas: ligamentos, tendões/músculos e articulações, tratamento dessas estruturas e restabelecimento da normal mecânica de todo o complexo articular, podendo ser necessário a aplicação de uma ligadura de modo a limitar o movimento que estira mais os ligamentos lesados.
Há casos em que é necessário actuar a nível do joelho ou até mesmo da pélvis, pois a dor e limitação de movimento do tornozelo pode alterar o modo como pousamos o pé no chão e consequentemente provocar compensações a nível de todo o membro inferior e até da pélvis e coluna.

É comum torcer o mesmo tornozelo repetidas vezes. Para prevenir estas entorses repetidas, ou recidivantes, além do tratamento da entorse é de extrema importância realizar um bom treino de propriocepção não só para melhorar, mas também para prevenir recidivas. O ensino de exercícios para casa é um importante componente desta prevenção, de modo a fortalecer toda a estrutura articular do pé e restaurar a capacidade dos receptores articulares alertarem para a correcção rápida da posição do pé. Este treino ajudará a evitar novas entorses e melhorará a estabilidade articular do pé.







Alguns artigos mais antigos sobre a intervenção nas entorses do tornozelo:

Entroses do Tornozelo recidivantes Comparação de tecnicas de mobilizacao articular


BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS NA PREVENÇÃO DA ENTORSE DE TORNOZELO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal? O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica). Quais são os sintomas da neuralgia intercostal? O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ou irradiar pelo percurso de uma costela de trás para

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia? Crânio normal e crânio com PP Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida. Plagiocefalia com sinostose à direita A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada d

Neuralgia CervicoBraquial

Anatomia A coluna é formada por 33 vértebras (ossos), que são intercaladas por discos intervertebrais. Uma das funções destes discos é manter espaço entre as vértebras para a passagem dos nervos entre elas. Os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca). O que é a neuralgia cervicobraquial (NCB) ? A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação/irritação na origem ou no trajeto do nervo. Pode ter como causa uma hernia do disco vertebral na região cervical, que comprime a raiz nervosa, uma degeneração do disco intervertebral, artrite ou alterações mecânicas no trajecto do nervo, podendo ser originadas por: más posturas mantidas, tarefas repetitivas e sedentarismo. Sintomas Dor, fraqueza e parestesia (formigueiros, sensação de queimadura ou cortiça, alteração da sensibilidade táctil, por ex) no pescoço e/ou