Avançar para o conteúdo principal

Osteopatia e Hérnia do Hiato


 A hérnia de hiato é o deslizamento de parte do estômago para o tórax, através do orifício do diafragma.

O esófago do adulto tem entre 35 a 40 cm, que conduz o alimento da boca ao estômago. Poucos centímetros antes de se abrir no estômago, o esôfago cruza o diafragma através de um orifício (hiato). O diafragma, principal músculo respiratório, é uma cupula muscular que divide o tórax do abdomen. Na região do hiato esofágico existe uma válvula que se abre para a passagem do alimento do esôfago para o estômago e se fecha para que o conteúdo gástrico não retorne ao esófago. 

 

A fraqueza da musculatura diafragmática associada a outros fatores pode gerar uma alteração no posicionamento do estômago e originar a Hérnia de Hiato. Quando essa condição acontece há uma falha no mecanismo de regulação da válvula anti-refluxo e o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, pode atingir a mucosa do esófago, é o chamado Refluxo Gastro-Esofágico (percepção da volta do conteúdo estomacal no sentido da boca). Os principais sintomas associados são:

• Azia: é a sensação de queimar ou calor no peito, normalmente irradiada desde a parte superior do abdómen até a garganta. Costuma ocorrer após a alimentação, quando o estômago cheio favorece o refluxo;
• Eructações (arrotos) frequentes;
• Regurgitação: é o retorno do conteúdo alimentar até a boca, com gosto ácido e azedo;
• Dor no peito: dor torácica que pode lembrar dor de origem cardíaca.
• Tosse, rouquidão: o refluxo de material ácido para a parte inferior da garganta pode levar a tosse crônica e alterações na voz;
• Dor de garganta: dores de garganta crônicas sem causa aparente;
• Excesso de saliva: alguns pacientes queixam-se de salivação excessiva, o que é um reflexo natural porque a deglutição dessa saliva alivia a queimação.



TRATAMENTO OSTEOPÁTICO

Tendo um vasto campo de actuação nas condições anormais do sistema digestivo, a Osteopatia também actua  em alguns tipos de hérnias de hiato. O tratamento é realizado por meio de técnicas manuais e consiste em normalizar o tónus do diafragma, estimular o sistema nervoso autónomo e melhorar a vascularização do estômago, tal como diminuir o espasmo da musculatura lisa que constitui as suas paredes.



A reeducação dos hábitos alimentares é parte importante para o sucesso terapêutico e na sua manutenção. Nas condições mais graves, a cirurgia corretiva pode ser necessária.

Artigo relacionado:
"As técnicas osteopáticas aplicadas ao tratamento da hérnia de hiato são de pouco conhecimento e aceitação pelos profissionais e há um grande deficit de referencial teórico e publicações no assunto. A fisioterapia osteopática tem a finalidade de relaxar a musculatura do diafragma e visceral, aumentar vascularização local, e normalizar o sistema simpático e parassimpático.
O tratamento consiste na normalização da inervação simpática através do nervo explâncnico (T4, T5 e T6) com a técnica Dog, terapia craniana do occipital e temporal para normalização do nervo vago, regulação de tensões do diafragma, estômago e esfíncter esofágico inferior, tratamento da vértebra cervical (C3) pelo nervo frénico (thrust) e tratamento específico para a hérnia de hiato. Após as intervenções foram analisados os resultados referentes ao grau da hérnia tendo como parâmetro o exame de videoendoscopia digestiva alta antes e após o tratamento.


Conclui-se que as técnicas utilizadas neste estudo foram eficazes no tratamento da hérnia de hiato e dos sintomas do refluxo gastroesofágico. A osteopatia é um método terapeutico e o seu uso dinamiza os efeitos benéficos de qualquer tratamento.
 






 
 
 
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal? O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica). Quais são os sintomas da neuralgia intercostal? O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ou irradiar pelo percurso de uma costela de trás para

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia? Crânio normal e crânio com PP Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida. Plagiocefalia com sinostose à direita A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada d

Neuralgia CervicoBraquial

Anatomia A coluna é formada por 33 vértebras (ossos), que são intercaladas por discos intervertebrais. Uma das funções destes discos é manter espaço entre as vértebras para a passagem dos nervos entre elas. Os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca). O que é a neuralgia cervicobraquial (NCB) ? A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação/irritação na origem ou no trajeto do nervo. Pode ter como causa uma hernia do disco vertebral na região cervical, que comprime a raiz nervosa, uma degeneração do disco intervertebral, artrite ou alterações mecânicas no trajecto do nervo, podendo ser originadas por: más posturas mantidas, tarefas repetitivas e sedentarismo. Sintomas Dor, fraqueza e parestesia (formigueiros, sensação de queimadura ou cortiça, alteração da sensibilidade táctil, por ex) no pescoço e/ou