Avançar para o conteúdo principal

Currículo Dra. Vera Barata



O seu objectivo é descobrir a causa das queixas dos pacientes procedendo ao tratamento mais adequado para cada caso. Apostou numa extensa formação e contínua actualização, com a ambição de dar resposta às mais distintas patologias: intervém nas áreas da neurologia, músculo-esquelética, nomeadamente lesões desportivas, tal como em patologias respiratórias de adultos e bebés. Especializou-se ainda em Osteopatia pediátrica e Osteopatia e Fisioterapia nas disfunções da Articulação Temporo-Mandibular.
"Mais do que tratar sintomas é imperativo tratar a suas disfunções mecânicas, de modo a obter resultados eficazes e mantidos no tempo."
Dra. Vera S. Barata





Formação profissional 



Certificado de Osteopatia tutelado pela Escuela de Osteopatia de Madrid - todas as áreas da Osteopatia


5 anos de formação: 
Osteopatia Estrutural 
Osteopatia Cranial e ATM 
Osteopatia Visceral 


Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão

4 anos de formação: 
Fisioterapia em Pediatria 
Fisioterapia Músculo-esquelética 
Fisioterapia em lesões desportivas 
Fisioterapia Respiratória e Cardíaca 
Fisioterapia em condições Neurológicas 
Fisioterapia em condições oncológicas 
Fisioterapia em meio aquático 
Drenagem Linfática Manual - Método Leduc 


Pós-Graduação de Osteopatia Infantil, tutelado pela Universidade Atlântica



Curso de ecografia Musculo-esquelética para fisioterapeutas: Fisioterapia guiada por ecógrafo 

Certificação em ELECTRÓLISE PERCUTÂNEA TERAPÊUTICA, EPTE - tratamento clínica de Tendinopatias


Curso de preparação para o nascimento: Fisioterapia no Pré-Parto e Pós-Parto


Curso de aplicação de Bandas Neuromusculares em Osteopatia 


Curso de Pilates Clínico tutelado pelo Instituto Alcalá de Ciências y Especialidades de la salud, sede em Madrid


Formação em Terapia Sacro-Craniana, tutelado pelo Instituto Upledger, sede nos Estados Unidos da América 


Curso de Fisiopatologia do sistema musculo-esquelético, crânio-mandibular, crânio-cervical e dor facial com Prof. Dr. Mariano Rocabado


Membro da Sociedade Portuguesa de Disfunção temporomandibular e Dor Orofacial



Percurso Profissional 



Fisioterapeuta em gabinete privado (desde 2008)

Formadora no projecto “formação de cuidadores da Santa Casa da Misericórdia” para auxiliares de acção médica (2008)

Osteopata Fisioterapeuta em gabinete privado (desde 2011)

Fisioterapeuta osteopata na clínica Osteopraxis (de 2013 a 2014)

Fisioterapeuta Osteopata na Somague Engenharia (desde 2014)

Classes de Pilates clínico em Centro de reabilitação (2009-2014)

Fisioterapeuta em IPSS - Serviço de Apoio ao domicílio (2009-2014)

Fisioterapeuta em Centro de Reabilitação nas áreas de neurologia, pediatria, músculo-esquelética e respiratória de adultos e bebés (2008 a 2014)

Centro de Medicina Física e Reabilitação – implementação de um programa de reabilitação da dor lombar, departamento de músculo-esquelética (2007)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Neuralgia Intercostal

O que é a neuralgia intercostal?

O espaço entre as costelas contém músculos e nervos intercostais. A neuralgia intercostal é uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas.  Estes nervos intercostais podem ser danificados ou inflamados devido a causas mais leves ou mais graves: um traumatismo, uma infeção, herpes zoster (Zona), consequência de cirurgia torácica que pode danificar um nervo intercostal, ou algum esforço muscular ou gesto brusco, em flexão e rotação do tronco por ex., que provoca uma disfunção dorsal que irá manter um "pinçamento" de um nervo intercostal (neste caso a Osteopatia e Fisioterapia é muito eficaz como tratamento desta alteração mecânica). Quais são os sintomas da neuralgia intercostal? O principal sintoma da neuralgia intercostal é dor na região da costela, muitas vezes descrita como dor tipo faca, espasmo ou dor intensa. A dor pode ser no tórax ou irradiar pelo percurso de uma costela de trás para a frente (ou vice-vers…

Deformações do crânio do bebé e criança

O que é a Plagiocefalia?






Dentro das diversas deformidades cranianas existem a plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, trigonocefalia e a oxicefalia. A mais comum é a Plagiocefalia Posicional - PP - ( ou plagiocefalia não-sinostótica) e normalmente caracteriza-se por: aplanamento da região posterior da cabeça, de um lado, podendo provocar alterações no cranio e face, como explicado de seguida.





A PP é frequente e deve ser realizado o diagnóstico diferencial com outro tipo de plagiocefalia, a Plagiocefalia Sinostótica que pode ter indicação cirúrgica e se caracteriza por um fecho precoce da sutura entre o occipital e o parietal. Esta fusão precoce é rara (3/100.000 bebés) e o crânio apresentará uma deformidade oblíqua também. Mas com o crescimento da cabeça do bebé, deforma-se de modo ligeiramente diferente à volta dessa sutura, que está impossibilitada de expandir simetricamente. A PP é desencadeada por forças mecânicas extrínsecas. Estas forças podem estar presentes no útero, durant…

Neuralgia CervicoBraquial

Anatomia
A coluna é formada por 33 vértebras (ossos), que são intercaladas por discos intervertebrais. Uma das funções destes discos é manter espaço entre as vértebras para a passagem dos nervos entre elas.
Os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca).
O que é a neuralgia cervicobraquial (NCB) ?

A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação/irritação na origem ou no trajeto do nervo.
Pode ter como causa uma hernia do disco vertebral na região cervical, que comprime a raiz nervosa, uma degeneração do disco intervertebral, artrite ou alterações mecânicas no trajecto do nervo, podendo ser originadas por: más posturas mantidas, tarefas repetitivas e sedentarismo.

Sintomas
Dor, fraqueza e parestesia (formigueiros, sensação de queimadura ou cortiça, alteração da sensibilidade táctil, por ex) no pescoço e/ou irradiada para o membro superior.  Espasmos muscul…